sexta-feira, 31 de julho de 2009

Como previnir de caries?

periodontal), mesmo com grande número de dentistas por habitante. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles "de leite" ou permanentes.
A prevenção baseia-se em:
Correta higienização com escova e fio dental;
Consumo inteligente do açúcar;
Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes;
Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista.
No Brasil, 50% das pessoas de 40 anos não possuem metade dos dentes. Grande parte dos problemas dentários dos adultos (inclusive a necessidade de uso de aparelhos) são causados por perda prematura dos "dentes de leite" quando ainda criança.
Escovação
A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.
A escova
Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;
Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;
Superfície da parte ativa plana;
Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.
Obs.: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;
Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.
O creme dental
A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.
Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade.
Horários para escovação
Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite.
Técnica para escovação
Dentes Superiores:
Inicie pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo (movimento de "varrer" ).
Passe à superfície externa dos dentes, iniciando agora pelo lado esquerdo e terminando no direito (movimento de "varrer").
Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes (movimento de vai-vêm).
Dentes Inferiores:
Repita como indicado para os dentes superiores.
Escove a língua
Movimento de "Varrer": Inicialmente, os movimentos devem ser feitos como se você estivesse varrendo a placa bacteriana da gengiva para os dentes. Para isso, a escova deve ser colocada inicialmente inclinada junto ao dente e pressionada levemente para limpar o sulco gengival (espaço entre o dente e a gengiva). A seguir, com movimento de rotação "varre-se" a placa bacteriana para fora do dente.
Movimento de "Vai-Vêm": Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use o movimento de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes.
Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.
Uso do fio dental
Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental.
Você deve usar o fio dental diariamente, antes da última escovação noturna.
O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial.
Flúor
Existem três fatores que devem estar presentes para que ocorram as cáries:
Placa bacteriana;
Açúcar, para que a placa bacteriana prolifere;
Dente pouco resistente.
Para evitar a cárie, portanto, além de remover a placa bacteriana (escovação e uso de fio dental) e de evitar o consumo freqüente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes. O flúor é uma substância que deixa mais forte a superfície do dente (esmalte), protegendo-a contra os ataques ácidos da placa bacteriana que podem provocar cárie.
Formas recomendadas do uso do flúor
Flúor na água de abastecimento da cidade;
Flúor nas pastas de dente;
Bochechos (diários ou semanais);
Aplicação tópica pelo dentista (flúor em gel);
Obs.: Os bochechos e a aplicação tópica devem sempre ser feitos sob supervisão do dentista; Ao fazer bochechos com flúor procure sempre expelir (cuspir) todo o produto após o uso; Atualmente não se recomenda o uso de flúor sistêmico, ou seja, comprimidos de flúor ou flúor associado a complexos vitamínicos, pois sabe-se que a ação do flúor é de caráter local.
Importância de bons dentes e gengivas sadias
Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde e bem estar, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com seus amigos, namorada, esposa...
A falta de dentes dá à fisionomia um aspecto de velhice precoce, pois eles dão forma e expressão ao rosto e à boca, além de serem indispensáveis a uma boa dicção. Os dentes também, podem prejudicar a digestão que começa na boca, se os dentes estiverem cariados, ou mesmo se houver a falta de algum, a digestão se tornará mais difícil e todo o organismo poderá ser afetado. Bons dentes favorecem a boa mastigação, esta favorece a digestão e, portanto, uma assimilação mais perfeita e completa dos alimentos. A maioria das empresas selecionam, entre candidatos com as mesmas qualificações, aquele que tem uma "boa aparência". Com dentes bem tratados, você pode ainda fazer economia de tempo e dinheiro. Fazendo uma correta higiene bucal você não precisará fazer grandes tratamentos odontológicos, nem ir muito seguidamente ao dentista e, quando for, provavelmente só receberá elogios.


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Como previnir de cravos e espinhas?


Manter a pele livre de cravos e espinhas, quando a pessoa não tem doença crônica, é trabalho simples, mas exige dedicação, pois deve ser reforçado todo dia, principalmente pelos adolescentes. Segundo autoridades em saúde, a acne, doença que pode ter inúmeras causas, atinge até 80% dos adolescentes.Para evitar esse problema, é óbvio que é preciso manter a pele limpa, mas não é recomendado lavar o rosto várias vezes ao dia. Isso porque o sabonete, especialmente o abrasivo, tira a barreira de proteção natural que a pele tem. O ideal é usar produtos específicos indicados por um dermatologista, como sabonetes e cremes. Sempre na medida indicada pelo médico.Quando os cravos e espinhas aparecem, é importante ser paciente e fazer o tratamento correto. Espremer as espinhas é comum e freqüente, mas é um grande erro. Isso porque pode provocar cicatrizes e, pior, espalhar a infecção. Espremer um cravo também é problemático, porque o local pode ficar inflamado, e a dor será parecida com a de uma espinha.Manter a limpeza após o surgimento da acne é importante, e se o problema for recorrente, é preciso ir ao dermatologista e identificar as causas, que podem ser de ordem genética, hormonal ou bacteriana.

Como fazer uma dieta saudavel?



Perca 8kg em um mês! E mais, para sempre!
Com um menu nutritivo e saboroso é possível! E mais: incluindo novos hábitos à rotina, você não volta a engordar
Por Fabiana Gonçalves
A oferta de alimentos para o nosso cardápio de cada dia nunca foi tão rica em produtos saudáveis e outros, nem tanto... Hoje, já não se exalta apenas as vantagens do ferro contido no feijão e das vitaminas nos legumes e frutas. Fala-se muito do licopeno do tomate, da isoflavona da soja, das fibras da aveia... A maioria das pessoas não tem idéia de que esses nomes, ainda estranhos para a grande população, referem-se a componentes ativos capazes de produzir importantes efeitos metabólicos e fisiológicos ao corpo humano. Por isso, muitos alimentos acabaram sendo elevados à categoria de funcionais, ou seja, terapêuticos. "Incluí-los nas refeições ainda é a melhor maneira de afastar riscos e prevenir doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, infarto, derrame e até alguns tipos de câncer. Sem contar que, com uma alimentação rica em nutrientes, é possível não apenas emagrecer mas manter o peso para sempre, com qualidade de vida", explica a médica nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Ela elaborou um menu nutritivo que promete eliminar até 8 kg em 30 dias. "Fiz questão de incluir alimentos integrais, que além de gostosos, saciam mais a fome. Os chás, bem variados, têm a função de deixar o estômago repleto, ajudam na digestão, além de não ter quase nenhuma caloria. Sem contar que o verde, por exemplo, é rico em antioxidantes (ajudam a combater os radicais livres). Todos os chás são importantes, e, embora entrem em refeições determinadas, podem ser tomados a qualquer hora do dia, entre cada uma delas", afirma a médica.Assim como todos os especialistas, Tamara Mazaracki reforça que atividade física é indispensável para o
emagrecimento e manutenção de peso. "Pensando nisso, selecionei alguns lanchinhos ótimos para quem precisa repor a energia depois da malhação, que podem ser a banana amassada com aveia e canela em pó ou ainda uva-passa com amêndoas. São porções ideais de carboidratos de digestão rápida e gordura saudável, além de outras opções mais magrinhas que vão depender do apetite de cada um. Mas é bom frisar que os exercícios devem ser regulares e contínuos para um resultado promissor", orienta a profissional

Quem nunca pensou em ter uma festa de 15 anos como um conto de fadas?Saiba mais.










O Aniversário de 15 anos
É importante que o aniversário de 15 anos seja celebrado com festa



Ao celebrar o aniversário de 15 anos, a adolescente recebe os convidados com toda a sua delicadeza, carisma e beleza. A festa é repleta de magia, digna de uma verdadeira princesa, e um baile de debutantes deve ser planejado com bastante antecedência. Pois, assim como acontece no universo das noivas, a festa de 15 anos deve ser perfeita.

O aniversário de 15 anos marca uma passagem na vida da menina, que começa a ser vista na sociedade como mulher. E cada detalhe deve ser checado com muito carinho. Independente do estilo do evento que pode ser o baile de debutante tradicional, ou uma festa à fantasia, estilo anos 60 ou 70, temático e inovador, a entrada da estrela deve ser feita de um modo que ela seja o grande centro de todas as atenções.

Tanto no jantar como no coquetel, o cardápio deve ser bem estudado, pois a ele é atribuído o grande sucesso da festa de aniversário de 15 anos. Vale lembrar que estarão presentes adultos e adolescentes. Por isso, os alimentos devem ser apreciados por ambas as partes. No Brasil, existem buffets que trabalham com mesas de frios e canapés que com certeza aguçam o paladar dos convidados.

A decoração também é um dos elementos chave da festa, independente da proposta escolhida para o evento. As cores devem ser trabalhadas de acordo com os elementos que estarão presentes no dia. Mas o rosa ainda é a tonalidade preferida da maioria das debutantes. Porém, encontramos no mercado uma diversificação de tons. Apesar de muitas ainda desejarem o tradicional baile, a escolha do tipo de festa também tem variado nos últimos tempos.

Quanto maior o prazo para que seja planejado o evento, melhor. A antecedência em começar a verificar os detalhes da festa é um dos fatores que tornam a festa um sucesso e totalmente inesquecível. Com mais tempo, é possível escolher os melhores fornecedores e prestadores de serviços. E é de grande valia salientar que com uma folga o cliente pode programar melhor os pagamentos, diminuindo os custos perto de realizar a ocasião.

Hoje, as festas modernas contam com profissionais que são especialistas em malabarismo, apresentações performáticas, mágicos, ilusionistas, bartenders, músicos, dançarinos, entre outros. Os pais da debutante também podem contratar manobristas e, principalmente, seguranças. A presença deles na festa de aniversário de 15 anos pode evitar aborrecimentos e situações desagradáveis.

No buffet de bebidas, água, suco, refrigerante, cerveja e champagne deverão estar presentes. Os coquetéis e as batidas também podem ser incluídos. No entanto, é preciso ter um certo cuidado na dose de bebida alcoólica para não haver abusos. Assim evitam-se brigas, embriaguez ou que haja acontecimentos que atrapalhem ou estraguem esta importante celebração.

Fonte: Noiva & Cia.

Culinária - Petit Gateau de Cenoura



Ingredientes:


- 250 g de cenoura descascada, assada e triturada noprocessador- 200 g de manteiga derretida- 100 g de açúcar- 5 claras- 10 gemas peneiradas- 100 g de farinha de trigo peneirada - 100 g de chocolate ao leite picado- 100 g de chocolate meio amargo picado- 100 ml de creme de leite fresco- 2 colheres (sopa) de licor de amêndoas




Modo de Preparo:


1- Numa tigela misture 250 g de cenoura descascada (já assada etriturada no processador), 200 g de manteiga derretida, 100 g deaçúcar, 5 claras, 10 gemas peneiradas e 100 g de farinha de trigopeneirada. Mexa com auxílio de um batedor de arame até ficar umamassa homogênea.


2- Em forminhas individuais (5 cm de altura e 7 cm de borda) bemuntadas e bem enfarinhadas coloque a massa até preencher 3/4 dasforminhas e leve para a geladeira por 30 minutos. 2- Numa panela, em banho-maria, derreta 100 g de chocolate aoleite picado, 100 g de chocolate meio amargo picado. Adicione 100ml de creme de leite fresco, 2 colheres (sopa) de licor deamêndoas misture até ficar uma mistura lisa e coloque dentro deum saco de confeitar.


3- Retire as forminhas da geladeira. Coloque a ponta do saco deconfeiteiro no meio da massa (de uma forminha) e vá apertando osaco, com as mãos, até a massa subir e chegar na borda daforminha. Repita este procedimento até fazer em todas asforminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 12 a 15minutos.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Tipos de maquiagens












Dicas de maquiagem

1º passo: Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele:
A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade;
A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia;
O hidratante deve ser de preferência com filtro solar.
Logo após o hidratante, para deixar a pele mais bonita, fixar melhor a maquiagem e tirar o brilho, uma boa dica é o uso do primer








2º passo: Cuidados Especiais para Peles Oleosas
Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.
Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.
Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada








3º passo: Como Aplicar a Maquiagem
1. Base Facial
Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto












2. Corretivos
Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.








3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)
A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara".
A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.




4. Sombra
Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.
A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.




5. Delineador
Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.
Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.
Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.



6. Rímel
Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.
Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.




7. Blush
Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.
Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.



8. Batom
Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.
Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.
Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.




9. Limpeza da maquiagem
Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar. O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem.Caso não tenha o demaquilante, use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o excesso e depois use um tônico facial. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele. E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação.